A citologia
do grego Kytos=célula e logos=estudo


o fuso mitótico de T. foetus

História:
Foi o holandês Anton van Leeuwenhoeck, fabricante de lentes a quem é creditada a observação dos primeiros protozoários, no caso, a Giardia lamblia, presente em suas próprias fezes. Estudou a estrutura microscópica dos nervos, cérebro, epiderme e cabelo. Completou a teoria da circulação de Harvey, descobrindo a circulação capilar. Suas pesquisas foram pioneiras e muito significativas, sendo, por isso, considerado o pai da microscopia científica.
O aperfeiçoamento do microscópio determinou um aumento no volume de obras sobre investigações, usando os recursos da microscopia e, gradativamente, o homem foi desvendando os mistérios das células.

Em 1665, Robert Hooke fez a primeira observação de uma célula, ao investigar com um microscópio muito rudimentar de que dispunha, um fragmento de cortiça (tecido suberoso). A cortiça é na verdade, um tecido vegetal morto e contém minúsculas cavidades que correspondem aonde antes estavam as células. Por isso, o que Hooke viu, na realidade foi as ''lojas'' das antigas células que ali haviam. De qualquer forma foi uma importante descoberta.
Em 1839, Theodor Schwann estabelecia que todos os seres vivos eram formados por células, uma importante observação pois criava uma base de identificação, de aproximação entre sistemas vivos. Já em 1858, Rudolf Virchow incrementa esta idéia com outra: toda célula provém de outra preexistente, o que melhor esplica a continuidade da vida. O conjunto formado por estas duas idéias associadas constituiram o alicerce principal da teoria celular.

O avanço nas pesquisas celulares acabou mostrando as limitações do microscópio óptico para revelar maiores detalhes da intimidade celular. Com um poder de resolução de cerca de 1200 vezes, esse tipo de microscópio não permite observações criteriosas das estruturas citoplasmáticas que ocupam o interior das células. No século XX, a invenção do microscópio eletrônico com um poder de resolução de até 600.000 vezes, juntamente com os avanços da Bioquímica, Biofísica, Imunologia, Fisiologia e Genética, contribuíram para um conhecimento bastante aprofundado de todos os processos celulares, bem como sua ultra-estrutura e composição molecular.

imprimir a página
. imprimir

Links relacionados: citologia histologia publicações de biologia celular

| | universidades | universidades | página inicial |