Atribuições
profissionais
Os
biólogos executam atividades técnicas e científicas
de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento,
supervisão, coordenação e execução
de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultorias,
emissão de laudos, pareceres técnicos e assessoramento
técnico-científico nas áreas das Ciêcias Biológicas,
com vistas ao aprimoramento de: Estudos e Pesquisas de Origem, Evolução,
Estrutura morfo-anatômico, Fisiologia, Distribuição, Ecologia, Classificação,
Filogenia e outros aspectos das diferentes formas de vida, para conhecer
suas características, comportamento e outros dados relevantes sobre
os seres e o meio ambiente; Estudos, Pesquisas e Análises Laboratoriais
nas áreas de Bioquímica, Biofísica, Citologia, Parasitologia, Microbiologia
e Imunologia, Hematologia, Histologia, Patologia, Anatomia, Genética,
Embriologia, Fisiologia Humana e Produção de Fitoterápicos; Estudos
e Pesquisas relacionadas com a investigação científica ligada à Biologia
Sanitária, Saúde Pública, Epidemiologia de doenças transmissíveis, Controle
de vetores e Técnicas de saneamento básico; Atividades complemetares
relacionadas à conservação, preservação, erradicação, manejo e melhoramento
de organismos e do meio ambiente e à Educação Ambiental.
Perfil
do Profissional
Diretrizes
Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas,
relator Francisco César de Sá Barreto, Conselheiro do
Conselho Nacional de Educação, Parecer aprevado em 06.11.2001,
DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PERFIL DOS FORMANDOS - Bacharel em Ciências Biológicas
deverá ser:
a) generalista,
crítico, ético, e cidadão com espírito de
solidariedade;
b) detentor
de adequada fundamentação teórica, como base para
um ação competente, que inclua o conhecimento profundo
da diversiade dos seres vivos, bem como sua organização
e funcionamento em diferentes níveis, suas relações
filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições
e relações com o meio em que vivem;
c) consciente
da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da
conservação e manejo da biodiversidade, políticas
de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção,
biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos
técnicos-científicos, quanto na formulação
de políticas, e de se tornar abgente transformador da realidade
presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
d) comprometimento
com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta
profissional pro critério humanísticos, compromisso com
a cidadania e rigor científico, bem como pro referênciais
éticos legais;
e) consciente
de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de
atuação profissional;
f) apto
a atuar multi e interdiscilplinarmente, adaptável à dinámica
do mercado de trabalho e às situações de mudança
contínua do mesmo;
g) preparado
para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas,
capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
a) pautar-se
por princípios da ética democrática: responsabilidade
social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça,
respeito mútuo, participação, responsabilidade,
diálogo e solidariedade;
b) reconhecer
formas de discriminação racial, social, de gênero,
etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos,
posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em
pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
c) atuar
em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das
Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação
dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar
a difusão e ampliaçãol do conhecimento;
d) portar-se
com educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos,
inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
e) utilizar
o conhecimento sobre organização, gestão financiamento
da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas
referentes à área
f) enteder
o processo histórico de produção do conhecimento
das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
g) estabelecer
relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
h) aplicar
a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e
execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento
de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos,
pareceres etc. em diferentes contextos;
i) utilizar
os conhecimentos das ciências biológicas para compreender
e transformar o contexto sócio-político e as relações
nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo
a legislação pertinente;
j) desenvolver
ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar
as formas de atuação profissional, preparando-se para
a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
k) orientar
escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos
alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica
e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
l) atuar
multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades
e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua
mudança do mundo produtivo;
m) avaliar
o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços
e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos
éticos, sociais e epistemológicos;
n) comprometer-se
com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura
de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas,
esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas
inerentes ao exercício profissional.