bocadomangue Mario Moscatelli

A Pílula do MATRIX

Assisti na TV há alguns dias que a Área de Proteção Ambiental do Guandu foi considerada inconstitucional e por isso ainda jovem já foi devidamente sepultada, aliás, uma situação que está se tornando uma regra em nossa região, qualquer coisa jovem é igual à dizer morta. Em contrapartida jogar MERDA, METAL PESADO, ter LIXÃO, EXTRAÇÃO DE AREIA FEITA NAS COXAS, aí pode!

Com certeza quem considerou inconstitucional a tal APA deve beber água mineral, tal como eu faço há muito tempo, visto que também desde que eu tomei a tal pílula, que nem no filme MATRIX, vejo a realidade a cada dia como ela realmente é.

Após a CAGADA nos rios Pomba e Paraíba do Sul, parece que a tal pílula entrou na consciência coletiva e foi reiniciada a redescoberta das inúmeras bombas ambientais prestes a explodir a qualquer momento.

Na bacia do rio Guandu, responsável pelo abastecimento de boa parte da região metropolitana do Rio de Janeiro, onde a CEDAE tem tido de fazer milagres químicos para tornar aquela mistura de MERDA E LIXO em algo potável para a população, principalmente aquela que não tem dinheiro de se proteger comprando água mineral, o sucateamento ambiental continua.

Enquanto isso na baía de Sepetiba pude constatar hoje por meio de sobrevôo efetuado no depósito de metais pesados da empresa Ingá que, o dique continua sangrando o líquido proveniente da piscina que contém os rejeitos ricos em metais pesados diretamente para o manguezal e posteriormente para a baía de Sepetiba. Depois daquele show de pirotecnia que eu faço, eu digo, eu quebro e arrebento parece que voltamos para aquela famosa pizza fatalista, onde o que se via lá de cima eram alguns homens transportando sacos de areia que eram colocados em determinados trechos do dique. Muito legal, muito bonito e daí? Resolve? Ou vai ser mais uma palhaçada que não vai resolver NADA. Pois enquanto a palhaçada continua o dique mais parece uma peneira e até agora a avaliação do nível de contaminação do sedimento, flora e da fauna potencialmente comestível, nada. Vai ver que estamos esperando morrer gente por contaminação de metais pesados ou nascer bastante gente deformada para tomarmos as tais complexas ações emergênciais.

Retornando do monitoramento aéreo, já sobre a baixada de Jacarepaguá, detectamos de longe uma enorme mancha que saia do quebra-mar, penetrando de três a quatro quilômetros no mar.

A tal mancha nada mais era que uma verdadeira DIARRÉIA LAGUNAR, gerada em resposta a ação da ressaca que sacudiu o fundo podre do sistema lagunar que em resposta regurgitou o remédio em direção ao mar. Minha gente a água estava tão preta quanto a que eu vejo no canal do Cunha, entre a linha vermelha e a cidade universitária do Fundão. O cheiro da mistura do gás sulfídrico e do metano isto é ovo podre, chegava aos trezentos metros de altura! O cenário era PATÉTICO em plena praia da BARRA, entre corpos malhados e gente sarada, o trecho do PÊPÊ se metamorfoseou em PÔPÔ!

Em nosso Estado, sangra soda cáustica e metal pesado pelos diques, sangra esgoto pelas galerias de águas pluviais, rios e lagunas, sangra dinheiro pelo propinoduto, sangra nossa qualidade de vida, e nós o que fazemos para mudar essa situação de MERDA?

Se no caso da indústria Cataguazes um dos donos foi preso por alguns dias e multado em 52 milhões de reais, porque não acontece NADA com os administradores públicos estaduais, responsáveis pelo saneamento da baixada de Jacarepaguá, visto que por não existir saneamento, obrigação do governo do estado do RJ, o esgoto de um milhão de pessoas diariamente "fertiliza" a água do sistema lagunar e da praia da Barra transformando-os em gigantescas privadas.


Quero entender por que no rio Pombas o vazamento de soda cáustica proveniente de uma empresa particular é crime ambiental e o ato de jogar diariamente MERDA de um milhão de pessoas executado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, não é! Os dois acabam com a fauna, os dois acabam com nossa qualidade de vida e com o equilíbrio ambiental! Então me diz, por que ninguém responde por esse crime ambiental diário? EU EXIJO SABER, pois eu e você que lê esse artigo, pagamos por serviços que não recebemos num verdadeiro ESTELIONATO AMBIENTAL!!!!!!

Pois é, você que lê este artigo, precisa fazer hoje a escolha de que pílula vai tomar. A que vai mostrar as coisas como elas são, sem rodeios e exigindo de você alguma atitude, ou a outra onde você continua como um verdadeiro otário, para alegria das "auturidades" pagando pelo que você não recebe, quietinho e bonitinho, alheio do seu papel no processo de transformação, na guerra que está sendo travada agora, nesse momento. A escolha é sua e o resultado final é aquele no qual você e seus filhos viverão...

MARIO MOSCATELLI - Biólogo - moscatelli@biologo.com.br

.

imprimir
imprimir a página
artigo anterior

meio ambiente | ongs | universidades | página inicial |

A opinião dos colunistas é de inteira responsabilidade dos mesmos